domingo, 9 de agosto de 2009

Centro Português de Sindonologia em Turim

No passado dia 6 de Junho fomos a Turim no âmbito de uma visita preparatória à solene Ostensão que decorrerá entre 10 de Abril a 23 de Maio do próximo ano, tendo recentemente sido confirmada a visita do Papa Bento XVI ao evento; segundo as informações mais recentes (vá a www.sindone.org ou www.shroud.it ) o agendamento via internet estará disponivel a partir de Outubro.
Fomos ao Museo della Sindone sediado num edificio antigo pertencente à Irmandade do Santo Sudário no nº 28 da Avenida S. Domenico, uma estreita e antiga rua nas imediações da Catedral de S. Giovanni Battista onde o Santo Sudário se encontra num altar lateral, numa câmara climatizada de gaz inerte para efeitos de conservação, e oculto aos visitantes.
Eram cerca de 9.30 quando fomos amàvelmente recebidos pelo Professor Bruno Barberis, catedrático da Universidade de Turim e Director do Museu, o qual nos proporcionou uma inesquecivel visita por ele guiada.
Iniciamos com a visualização de um documentário actual sobre o resumo histórico e cientifico do Sudário de Turim, no auditório do Museu, de entre outras referimos a visualização da impressão plantar do pé direito já em imagem de alta resolução, sendo defenidos com todo o rigor o local de saida do cravo de crucificação bem como as escorrências sanguineas para o ante-pé e calcanhar assim como a mancha simétrica adjacente ao calcanhar resultante de dobra do tecido; se qualquer duvida sobre a autenticidade do Sudário existisse, para nós, só por esta imagem se poderá concluir a imposibilidade do Sudário de Turim ser obra humana.
Em seguida o Professor Barberis conduziu-nos à Capella della Sindone onde por traz do altar-mor se encontra uma réplica em tamanho real do Sudário emoldurada na moldura que envolveu o Santo Sudário na Ostensão de 1931.
Posteriormente dirigimo-nos para a cripta do edificio onde seguimos o percurso cientifico e histórico do Sudário onde demoradamente o nosso gentil guia nos esclarecia sobre cada objecto em exposição.
Do imenso material não podemos deixar de destacar:
-A câmara fotográfica utilizada por Secundo Pia em 1898, de forma cúbica com cerca de 1 metro de lado!
-Várias tentativas de reproducção da imagem da face do Homem do Sudário, desde as experiências vaporográficas de Vignon até uma recente impressão em tecido com radiação laser, esta será talvez a que à primeira vista mais se assemelha à original...
-Facto pouco conhecido é a presença de glóbulos vermelhos nas manchas sanguineas; observamos a foto de glóbulos rubros o que foi explicado pelo professor Barberis pelo facto de se tratar de um estudo do Professor Pierluigi Baima Ballone (patologista da Universidade de Turim) em fios inteiros do Sudário e não apenas em fibras como nos estudos dos bioquimicos americanos John Heller e Alan Adler. Efectivamente para além da hemoglobina bilirubina e proteinas séricas também existem células sanguineas o que corrobora em absoluto a conclusão dos bioquimicos americanos de que as manchas avermelhadas são sangue e não uma mistura de ocre vermelho e vermilião numa têmpera de colagénio como argumentou McCrone e é ainda propalado duma forma pseudo cientifica em sites dos ditos cépticos...
-Observamos um tear réplica de um do século I no qual foi tecido linho de forma a proporcionar ao visitante a impressão táctil do tecido do Santo Sudário; é de textura finissima e segundo o Professor Barberis tem sido utilizado como modelo para estudos texteis.
-Após a incursão na área de documentação histórica, riquissima como seria de esperar -vimos a carta escrita por Thedorus Angellus sobrinho do Imperador Bizantino, ao Papa Inocêncio III em 1205 a relatar o roubo das reliquias de Constantinopla «entre elas a mais sagrada, a que envolveu o corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo»- pudemos contemplar duas riquissimas peças, as arcas que contiveram o sagrado lençol aquando da transferência de Chambéry para Turim em 1578 , e a que o continha no incêndio da catedral em 1997.
-A visita terminou com chave de ouro, pois é possivel contemplar as imagens holográficas dorsal e ventral do Homem do Sudário, obtidas a partir do fantástico trabalho de reconstrucção informática do Dr. Petrus Soons e sua equipe do laboratório de holografia de Eindhoven na Holanda.
É realmente impresssionante o realismo das imagens tridimensionais em holograma no que concerne à anatomia corporal e inumeras lesões de tortura e crucificação que Aquele corpo suportou...
Já no átrio de entrada e após a aquisição de abundante material iconográfico ficou a promessa do Professor Barberis se voltar a encontrar connosco na Ostensão.
Para nosso desalento o Professor Barberis informou-nos não estar prevista organização de evento sindonológico cientifico oficial durante o periodo da Ostensão.
Após visitar mais alguns (a cidade de Turim tem inúmeros...) locais de interesse turistico dirigimo-nos já da parte de tarde à Catedral de S. Giovanni Battista (anexa ao Palácio Real dos Duques de Sabóia) tendo acedido à entrada pela escadaria central.
Dentro do Templo fomos envolvidos por um ambiente de espiritualidade que nos fez mais uma vez meditar no significado das imagens patentes em duas réplicas em tamanho real ( em positivo e negativo fotográfico) à esquerda de quem entra jubto de um balcão de souvenirs, e tivemos opurtunidade de meditar e orar no genuflexório do altar da «Santa Sindone» onde nos veio à memória a expressão proferida nesse mesmo local pelo Papa João Paulo II : «Provocação à inteligência».
Regressamos enriquecidos e é intenção do Centro Português de Sindonologia promover em colaboração com agências de viagens a organização de viagem(s) peregrinação à solene Ostenção da Sindone no próximo ano.

Até breve