terça-feira, 15 de dezembro de 2009

SOLENE OSTENSÃO DO SANTO SUDÁRIO DE TURIM

O Centro Português de Sindonologia, tal como previsto, promoveu junto da prestigiada Agência Abreu a realização de viagens-peregrinação à solene Ostensão do Santo Sudário de Turim as quais se realizarão nos fins de semana compreendidos entre 10 de Abril e 23 de Maio de 2010 (partidas à sexta-feira e regresso no domingo).Para mais informações dirijam-se a uma delegação da Agência Abreu ,noeadamente na delegação do Porto na Avenida dos Aliados.

O prazo de inscrição termina em 04 de Janeiro 2010 mas aconselhamos brevidade pois a Arquidiocese de Turim, entidade promotora do evento exige a pessoas individuais ou grupos um agendamento prévio da visita (via internet) sem o qual não será possivel seguir o percurso dos peregrinos (no qual serão apresentadas fotos de alta defenição do Santo Sudário, obtidas em 2008 pela empresa de imagem HAL 9000 com 12 biliões de pixels !) nem aceder de perto ao sagrado lençol (os não agendados poderão não obstante visualizá-lo de longe na Catedral de S.João Baptista).

Desde já informamos que os agendamentos da inauguração em 10 de Abril e 2 de Maio-data em que o Papa Bento XVI participará numa homilia especial dedicada ao Santo Sudário se encontram lotados. Para mais informações visite o site http://www.sindone.org/ e para aceder ao agendamento poderá clicar on line reservations (versão em inglês).

Tal como em outras ostensões ,os detractores da autenticidade do Santo Sudário,mais uma vez tentaram desacreditá-lo, desta vez, coube a um professor de quimica orgânica da Universidade de Pavia de nome Luigi Garlaschelli efectuar uma curiosa experiência que descreveremos, a fim de argumentar que teria sido possivel a um falsário do periodo medieval recorrer a meios com os quais produziria uma imagem «idêntica» à do Sudário de Turim.
Para tal envolveu um voluntário com uma máscara em baixo-relevo tentando reproduzir a face do Homem do Sudário, num lençol, fazendo o rubbing dos relevos anatómicos com pó de ocre vermelho acidificado; depois terminava com pintura manual e aquecimento num forno e remoção do excesso de ocre vermelho.
Sem dúvida que se trata de uma experiência interessante do ponto de vista de concepção, não obstante sabemos que o que constitui a imagem do verdadeiro Sudário são fibras de linho cuja camada polissacaridica envolvente sofreu um processo de desidratação oxidativa adquirindo uma cor amarelada e contrastando com fibras não coloridas.
Para além das diferenças a nivel químico, a nivel fisico e de caracteristicas de imagem o «sudário de Garlaschelli»é completamente diferente nomeadamente, não tem codificação tridimensional e muito menos holográfica como o Santo Sudário.
Esta experiência foi de imediato desacreditada pelos homens de ciência que honestamente estudam o Sudário de Turim-fornecemos links para os mais interessados poderem aceder respectivamente ao site do Professor Mario Latendresse (perito em bioinformática e inteligência artificial-Universidade de Montreal) www.sindonology.org e os vários trabalhos no site do perito em imagem americano Barrie Schwortz www.shroud.com.
Mesmo sem ler o conteudo cientifico, ninguém de boa fé poderá afirmar ao ver as imagens -a verdadeira e a da experiência lado a lado -que estas são iguais...
O Sudário de Turim é unico e inimitável
Todos estão convidados a ir (como proferiu Bento XVI) «contemplar aquela misteriosa face que silenciosamente fala ao coração dos homens,convidando-os a ver o rosto de Deus».