segunda-feira, 22 de novembro de 2010

ENCONTRO-ESTUDO E REFLEXÃO SOBRE O SANTO SUDÁRIO

Realizou-se tal como programado, no sábado 20 de Novembro, nas instalações do Centro Missionário Allamano no Museu de Arte Sacra e Etnologia dos Missionários da Consolata, em Fátima, o Encontro de Estudo e Reflexão sobre o Santo Sudário de Turim.
As actividades do periodo da manhã iniciaram-se pelas 10 horas com uma sessão de boas-vindas pelo Director do Museu, Dr. Gonçalo Cardoso, o qual sumarizou o historial das actividades dos Missionários da Consolata, que tem sede em Turim, cidade onde se encontra a sagrada reliquia.
Seguiu-se uma alocução do Dr. Lagrifa Fernandes, presidente do Centro, na qual a assistência foi elucidada do seu papel na divulgação de conhecimentos sindonológicos, atravez das inumeras exposições e palestras que realizou.
Do amplo e bem equipado auditório, a assistência foi encaminhada para uma sala preparada para o efeito, onde estava patente a exposição de abundante material sindonológico do Centro, nomeadamente recortes de jornais, revistas temáticas, muitos livros de caracter histórico-cientifico em várias linguas, DVD's, Actas de Congressos e Simposiuns e multiplos trabalhos cientificos incluindo alguns muito recentes, e que os participantes no evento podiam consultar à vontade, sempre que necessário com explicações personalizadas.
A joia da coroa da exposição foi tal como anunciado, uma valiosa réplica, em tamanho real do Santo Sudário de Turim, fotografia em tela, autenticada pelo Centro Internacional de Sindonologia de Turim.
Foi com incontida emoção que a maioria dos presentes reagiram à detalhada explicação proferida
pelo médico Antero Frias Moreira, sobre a imagem corporal patente no Sudário, e o inimaginável
sofrimento causado pelas lesões nela evidentes, resultantes da brutal flagelação com chicote romano, aplicação de um capacete de espinhos, e crucifixão romana.
Foi também explicada a imagem da ferida do lado, e justificada a justeza da descrição evangélica «donde brotou sangue e água» em correspondência com a patologia forense.
Seguiu-se a projecção de um instrutivo documentário da BBC sobre o Sudário de Turim, assim se encerrando o periodo da manhã.

A abrir as actividades da tarde, o prestigiado jornalista da TVI, Dr. João Paulo Sacadura,abordou o tema «O Sudário de Turim e os Cristãos», conseguindo cativar o público com a eloquência com que transmitiu o significado espiritual e teológico do Sudário na vivência cristâ, assim como a extraordinária importância atribuida ao mesmo por vários Sumo-Pontifices, tal como transpareceu na leitura de vários excertos de discursos papais.
Seguiu-se uma interessante comunicação, «O Santo Sudário na Catequese de Hoje» proferida por Maria da Glória Barroso, catequista da paróquia de Ramalde-Porto, reflectindo-se sobre as dificuldades e desafios da catequese na actual sociedade, e após referencias várias a conteudos das sagradas escrituras, como o Santo Sudário de Turim nelas poderia ser integrado como meio de comprovação fundamental do principal pilar da fé cristã- a Ressurreição- e ser instrumento de evangelização e consolidação da fé cristã para catequizandos de todas as idades.
A terceira comunicação esteve a cargo do médico Dr. Antero Frias Moreira, membro da Associação dos Médicos Católicos Portugueses, que apresentou «O Sudário de Turim e o Século XXI», divulgando-se os principais eventos sindonológicos do terceiro milénio, nomeadamente os fundamentos cientificos da definitiva refutação da validade dos testes de carbono 14 realizados em 1988 numa amostra do tecido do Sudário, bem como as actividades cientificas que foram e continuam a ser desenvolvidas, particularmente na área da imagem, tendo sido apresentada ao público pela primeira vez em Portugal, a reconstituição fisionómica da face do Homem do Sudário, complexo trabalho de processamento informático de imagem a partir dos elementos codificados na imagem do sagrado lençol.
Se o Sudário de Turim envolveu o Corpo de Jesus Cristo, então a assistência contemplou a Face de Cristo!
A assistencia foi também informada do crescente interesse mundial pelo tema, nomeadamente em paises árabes!
Foi sobretudo realçado como a ciência pode ser um instrumento de justificação e consolidação da fé cristã.
A terminar realizou-se um «Forum de Discussão e Testemunhos» presidido pelo Dr. Lagrifa Fernandes, com a contribuição da religiosa Irmã Maria Paula, a qual relatou as suas vivencias na actividade sindonológica.
Após cada comunicação houve um tempo de questões e debate, com interessada participação do público e elementos da mesa, não podendo deixar de serem destacadas as intervenções do Cónego Dr. Angelo Alves, do prestigiado médico Dr. Villaça Ramos, em representação da Associação dos Médicos Católicos Portugueses, do Conservador do Museu do Castelo de Ourém, Dr. Carlos Evaristo, e do fisico Professor Dr. Henrique Santos, as quais muito enriqueceram o evento.
No final o feed-back da interessada assistência foi francamente positivo, motivando a Direcção do Centro Português de Sindonologia a pensar empreender outro evento de maior dimensão, bem como outras novas actividades possivelmente para a próxima Quaresma.

Bem hajam
até breve

Antero Frias Moreira