segunda-feira, 2 de abril de 2012

NOVO LIVRO SOBRE O SANTO SUDÁRIO DE TURIM

NOVO LIVRO SOBRE O «SUDÁRIO DE TURIM»

O Centro Português de Sindonologia tem o prazer de anunciar o lançamento pela prestigiada editora «Edium Editores» de uma nova obra sobre este fascinante tema, intitulada «Sudário de Turim mortalha de Cristo ou fraude medieval?», da autoria do seu membro executivo, o médico Dr. Antero de Frias Moreira, também elemento da «Associação dos Médicos Católicos Portugueses».



Nesta obra escrita com rigor científico e absoluta isenção do ponto de vista de crenças religiosas, depois de uma prévia apresentação do lençol patenteando a enigmática imagem da região ventral e dorsal do corpo desnudado de um crucificado e que é a relíquia mais venerada da Igreja Católica, o leitor é convidado a fazer o percurso histórico da relíquia desde Jerusalém até aos nossos dias, sendo apresentada uma versão mais realista da lenda do rei Abgar de Edessa, permitindo estabelecer a conexão do «Pano de Edessa» com a mortalha ou Sudário de Cristo de Constantinopla, e vinda deste para a Europa, bem como o seu historial no velho continente.

No percurso cientifico são destacados todos os eventos relevantes desde a desconcertante descoberta em 1898 do comportamento da imagem como um negativo fotográfico por Secondo Pia, até aos últimos desenvolvimentos tecnológicos de processamento de imagem, como a Imagem Holográfica do Homem do Sudário e a sua reconstituição fisionómica em 2010, passando por uma exaustiva análise dos famigerados testes de carbono 14 de 1988.

Noutros capítulos são mencionadas, racionalmente analisadas e discutidas as principais teorias dos detractores da autenticidade do Sudário, nomeadamente a famosa teoria que atribui a produção da imagem do Sudário a Leonardo da Vinci, assim como a teoria do microscopista Dr.Walter McCrone considerando o Sudário «uma bonita pintura, não obstante o trabalho de um artista».

A imagem corporal patente no Sudário é alvo de detalhada e actualizada explicação assim como as principais teorias de formação da mesma.

Aspectos não consensuais sobre outras imagens, nomeadamente florais e de moedas são também abordados de uma forma realista, não sem uma prévia integração precisa da questão dos pólenes patentes no lençol.

O leitor é também envolvido no conhecimento das antigas prácticas funerárias judaicas, na antiga liturgia e cerimónias da Igreja do Oriente e arte sacra bizantina, tomando também conhecimento de aspectos da lenda do Santo Graal potencialmente integráveis no tema.

A reconstituição da Via Sacra do Homem do Sudário, numa perspectiva médico cientifica consciencializará de uma forma impressionante o leitor sobre o sofrimento até então nunca descrito, pelo qual passou o homem cujo corpo foi envolvido naquele lençol.

No final da obra o leitor terá elementos para concluir a quem e porquê pertence a imagem corporal do Sudário, e se este é a mortalha de Cristo ou uma fraude medieval.

Crente ou não crente é convicção do autor que o leitor irá encontrar neste livro motivo para profunda reflexão.

Sendo o tema Sudário de Turim considerado controverso, esta obra tem como suporte numerosas referências bibliográficas literárias e websites pró e contra, estando também alicerçada em 159 artigos científicos, de carácter científico e históricos.

Estamos convictos de ter cumprido a missão de proporcionar aos leitores informação credível e actualizada sobre um tema muitas vezes abordado de uma forma inadequada e tendenciosa, bem como divulgar muitos aspectos a ele ligados e que concerteza serão elementos de enriquecimento cultural.

O seu lançamento está previsto no próximo mês de Abril 2012, com sessões de apresentação no Porto e em Santo Tirso.

Sessões de Apresentação

Santo Tirso

Apresentação em 17 de Abril 2012/ (terça feira) pelas 21:30 horas no Hotel Cidnay pelo senhor Padre Dr. Francisco Carvalho Correia, com a cortesia do Rotary Club de Santo Tirso

Porto

Sessão de apresentação oficial em 26 de Abril de 2012 (quinta feira) pelas 21:30 horas, na Casa do Médico-sala Braga, Ordem dos Médicos-Porto (ao jardim da Arca d’Água) pelo senhor Doutor Nuno Trigueiros.

Apresentação em 5 de Maio 2012 (sábado) pelas 17:30 horas, no Auditório da Paróquia de Ramalde pelo senhor Padre Almiro Mendes

Todos estão convidados!

O autor faz votos sinceros que a leitura da obra seja proveitosa, manifestando a sua disponibilidade para responder a quaisquer dúvidas ou questões colocadas atravez de comentários neste blog.

Bem hajam

Antero de Frias Moreira