segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

                  ACTIVIDADES DE DIVULGAÇÃO DO SANTO SUDÁRIO


CONFERÊNCIA
«INTRODUÇÃO AO SUDÁRIO DE TURIM-
-UMA PERSPECTIVA CIENTÍFICA»
Encontro entre a Ciência e a Fé

















Orador: Antero de Frias Moreira, médico, membro executivo do Centro
Português de Sindonologia www.santosudariodeturim.blogspot.com
Data: 8 de Março 2016 às 21:horas
Local: Centro e Cultura Católica.Rua D. Manuel II 286 (Torre da Marca)-
Porto
Entrada Livre

Nesta época quaresmal entendemos oportuno efectuar acções de divulgação do Santo Sudário de Turim, a exemplo do que acontece noutros paises nomeadamente nos Estados Unidos, onde o tema tem grande divulgação atravez de conferências, palestras em instituições não necessáriamente ligadas à Igreja, nomeadamente estabelecimentos de ensino, academias militares e até em prisões, e também exposições temáticas.
De louvar  a dedicação de sindonólogos como o Dr. Barrie Schwortz, Russ Breault, Pete Schumacher e muitos outros, que sàbiamente divulgam o Sudário.
Foi com extremo pesar que acolhemos a triste notícia que o Shroud of Turin Blog do sindonólogo Dr. Dan Porter encerrou a sua actividade a partir do final de 2015, mantendo no entanto o Blog na internet com toda a informação disponivel para pesquisa.
A ele um muito obrigado pela sua grande dedicação, pois prestou um extraordinário serviço a quem procurava manter-se actualizado,

No nosso pais é grande a ignorância relativamente a este tema, até em alguns membros do clero, paradoxalmente pouco interessados.

Elaboramos uma conferência subordinada ao tema «Introdução ao Sudário de Turim-uma perspectiva científica» Encontro entre a Ciência e a Fé.
Nesta comunicação são divulgados de uma forma compreensivel os principais estudos efectuados no Sudário, nomeadamente os recentes desenvolvimentos, e explicadas do ponto de vista da patologia forense os brutais sofrimentos infligidos ao Homem do Sudário, sendo a audiência conscencializada para a grande importância desta Relíquia.
É nossa convicção que no final o público verá esclarecidas muitas das controvérsias lançadas sobre a autenticidade do Santo Sudário, e terá uma perspectiva diferente da Paixão e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Esta conferência irá ser proferida:

26 de Fevereiro 2016 (sexta-feira) às 21:30 horas: Salão Paroquial da Igreja de Canidelo-V.Nova de Gaia

05 de Março 2016 (sábado) às 15:00 horas(ainda a confirmar): Salão Paroquial da Igreja de Mafamude-V. Nova de Gaia

08 de Março de 2016 (terça-feira) às 21:00 horas: Centro de Cultura Católica (Torre da Marca, em frente entrada dos jardins do Palácio de Cristal)-Porto

Iremos ainda colaborar como habitualmente, nas cerimónias de Sexta-Feira Santa na Igreja do Carmo, com uma palestra subordinada ao tema «Santo Sudário de Turim-O seu significado para os Cristãos», um diaporama sobre o «Cristo Sindónico» escultura científica elaborada pelo Professor Juan Miñarro da Universidade de Valência , onde com base na codificação tridimensional da imagem sindónica se criou uma escultura do Corpo envolvido no sagrado lençol, tendo nele patentes todas as marcas da Paixão e colocado não na posição sepulcral mas sim crucificado numa cruz-deveras impressionante!!!.
Para finalizar, a leitura do Evangelho de S. João será enriquecida com um extraordinário trabalho em Power-Point elaborado pela Maria da Glória, onde imagens das diversa passagens da Paixão obtidas do filme de Mel Gibson-A Paixão de Cristo, imagens de pinturas célebres alusivas, e como não poderia deixar de ser, imagens das marcas da Paixão patentes no lençol (devidamente explicadas com texto) darão um colorido e uma significado muito mais intenso à leitura.

Todos estão convidados.

                                                                        Antero de Frias Moreira

P.S. Estamos abertos e disponiveis na medida do possivel para realizar acções de divulgação/esclarecimentos p.f. contactar atravez de comentário