terça-feira, 22 de julho de 2008

PAPA AUTORIZA EXPOSIÇÃO PÚBLICA DO SANTO SUDÁRIO DE TURIM EM 2010

Segunda-feira, 2 de junho de 2008 (ZENIT.org).- Bento XVI anunciou nesta segunda-feira uma exposição pública na primavera de 2010 do Santo Sudário, o sudário no qual segundo a tradição foi envolto o corpo de Cristo após a crucifixão.

As duas exposições precedentes haviam acontecido em 1998 e em 2000, por indicação de João Paulo II.

O próprio Papa fez o anúncio ao receber um grupo de peregrinos da arquidiocese de Turim, assegurando que «será uma ocasião sumamente própria – estou seguro – para contemplar esse misterioso rosto, que silenciosamente fala ao coração dos homens, convidando-lhes a reconhecer nele o rosto de Deus».

E acrescentou: «Se o Senhor me dá a vida e a saúde, espero ir eu também» visitá-lo.

Escutaram o anúncio na Sala Paulo VI no Vaticano 7 mil fiéis de Turim, acompanhados por seu arcebispo, o cardeal Severino Poletto.

O sudário de Turim é um lençol de linho retangular, de 436 cm de comprimento e 110 cm de largura. Sobre um mesmo lado da tela estão impressas as marcas frontais e dorsais de um homem morto depois de ter sido crucificado.

Seu caráter científico começou a ser estudado a partir de 1898, quando um fotógrafo de Turim constatou que o negativo das imagens representam o corpo e o rosto de um homem crucificado segundo contavam os Evangelhos.

Em 1989 foi submetida à prova do carbono 14, estabelecendo-se que era um tecido datado entre 1260 e 1390. Especialistas de prestígio científico reconhecido criticaram aqueles exames por considerar que não tiveram rigor necessário.

Ao visitar o Santo Sudário na catedral de Turim, em 24 de maio de 1998, João Paulo II explicou que o lenço constitui um «desafio à inteligência» pela extraordinária crônica visual que oferece da paixão de Cristo.

«Dado que não se trata de uma matéria de fé, a Igreja não tem competência específica para aprofundar-se sobre essas questões. Encomenda aos cientistas a tarefa de continuar investigando para encontrar respostas adequadas aos interrogantes relacionados com este lenço que, segundo a tradição, envolveu o corpo de nosso Redentor quando foi deposto da cruz», disse o falecido Papa nessa ocasião (Cf. João Paulo II, 24 de maio de 1998).

4 comentários:

maria da glória disse...

O ano de 2008 é paradigmático para aquela que é a reliquia mais venerada da cristandade - o Santo Sudário ou Sudário de Turim- pois decorreram 30 anos desde o maior estudo cientifico empreendido pela equipa do S.T.U.R.P. (cerca de 30 cientistas de diversas áreas nomeadamente quimica,fisica,medicina,imagem,antropologia,botânica e outras, alguns deles da N.A.S.A.) durante 5 dias e 5 noites em Turim, e 20 anos após os controversos testes de carbono 14 ( 1989 foi sim o ano da publicação dos resultados na revista Nature).
É também o ano em que a Ostensão do Sudário inicialmente agendada para 2025,foi pelo Papa Bento XVl antecipada para 2010.
Deverá tal ser motivo de reflexão para todos os Cristãos o significado que aquele Lençol tem para o Papa, pois o Sudário de Turim é o 5º Evangelho, o Evangelho vivo da Paixão e Ressureição de Jesus Cristo.

saudações,
Maria da Glória

Ricardo Silva disse...

Cara Maria da Glória Gonçalves Barroso:

Por acaso tem conhecimento se as fotos de alta resolução tiradas pela empresa HAL 9000 já estão disponíveis online (e onde), ou se serão divulgadas só em 2010 (com a nova exposição pública do Santo Sudário)?

Procurei no site da HAL9000 (que inclui a "Última Ceia" de Leonardo da Vinci em alta resolução) mas não encontrei nada...

Referência no artigo Shroud Update:
(...) "HAL 9000 an organization that specializes in high resolution art photography made a high resolution image of the Da Vinci Last Supper painting and were given an opportunity to apply their wizardry to the Shroud of Turin in January 2008. They took a series of over 1600 credit card sized images at high resolution which composited forms the highest resolution image of the Shroud of Turin ever taken."

Obrigado pelo esclarecimento.

Cumprimentos,
Ricardo Silva ( contacto )
www.QueroVoar.pt

maria da glória disse...

Estimado Ricardo Silva:
Peço desculpa por demorar tanto a responder ao seu pedido mas por motivos técnicos só agora lhe poderei dizer que não há ainda disponíveis na Web fotos de alta resolução do Sudário de Turim obtidas pela HAL 9000; todavia poderá ver no «youtube» um documentário curto ( introduza shroud of turin-penso que o titulo é Shroud of Turin gets High Def ou incluído no documentário da BBC «Shroud of Turin Material Evidence» ; Recente informação da Arquidiocese de Turim relativa à Ostensão de 2009 informa que no percurso serão acessíveis aos visitantes fotografias de alta resolução do Sudário; para mais pormenores vá www.sindone.org aconselho-o a aceder pelos Links dos sites www.shroud.it ou www.shroud.com (neles existe também a fotografia da reprodução em alta resolução do Sudário com 12 metros de comprimento que esteve em exposição em Novara no ano passado
Agradecemos o seu interesse

Cordiais saudações

Maria da Gkória

Anônimo disse...

RECTIFICAÇÃO
Por lapso e como deverão ter reparado quando me refiro à proxima Ostensão do Sudário ela será óbviamente não em 2009 mas sim de 10 de Abril a 23 de Maio de 2010.
Haverá necessidade de agendamento prévio o qual estará acessivel dentro de meses no site da Arquidiocese de Turim www.sindone.org

cordiais saudações

Maria da Glória