domingo, 23 de maio de 2010

A Solene Ostensão do Santo Sudário de Turim 2010-Testemunho de uma Fé Viva

Termina hoje a Solene Ostensão do Santo sudário de Turim a qual se iniciou no passado dia 10 de Abril, estimando-se em mais de 2 milhões o numero de pessoas que contemplaram na catedral de S. Giovanni Battista em Turim aquela que é a reliquia mais venerada da Cristandade.
Mas será que aquele lençol que indiscutivelmente exibe a ténue imagem em tonalidade sépia da região ventral e dorsal do corpo de um homem desnudado assim como manchas de tonalidade avermelhada, sendo o conjunto sugestivo da imagem de um flagelado e crucificado, é mesmo o lençol que envolveu o Corpo de Jesus Cristo após a descida da Cruz ?
Para quem estuda sériamente este assunto, de acordo com a tradição histórica ,documentos históricos e multiplos estudos cientificos , a única conclusão lógica é que o Sudário de Turim é o lençol funerário que envolveu o Corpo de Jesus Cristo e no qual ficou inexplicàvelmente (até à presente data) impressa a imagem do Seu Corpo.
Conclusão idêntica emana de estudos de vários autores aplicando o método do Cálculo de Probabilidades na autenticação do Sudário de Turim.
No passsado dia 2 de Maio o Papa Bento XVI deslocou-se a Turim onde proferiu uma Homilia dedicada ao Santo Sudário (é possivel obtê-la na integra indo à página Web da agência noticiosa Zenit)da qual destacamos algumas passagens:

«è um lençol que cobriu o corpo de um homem que foi crucificado, correspondendo em tudo ao que nos Evangelhos se refere a Jesus»

«Jesus ficou no sepulcro até à aurora do dia depois do Sabbath e o Sudário de Turim mostra-nos a imagem de como o Seu Corpo foi colocado no tumulo »

abordando a Luz da Ressureição afirmou então : «parece-me que ao olhar para este Lençol com o olhar da Fé, perceberemos algo dessa Luz».

«O Sudário é um ícone escrito com sangue, o sangue de um Homem que foi flagelado coroado com espinhos, crucificado e perfurado no seu lado direito. Cada marca de sangue fala-nos de amor e de vida».

Indiscutivelmente e pela primeira vez um Sumo Pontifice assume implicitamente a autenticidade do Santo Sudário de Turim do ponto de vista teológico.
Uma representação do Centro Português de Sindonologia deslocou-se em viagem peregrinação a Turim tendo acedido à Ostensão sábado 15 de Maio o que nos levou a escolher o titulo deste post.
É indescritivel a quantidade de pessoas que ordeiramente enfileiravam no longo percurso iniciado nos jardins do Palazzo Reale dos Duques de Saboia e que conduzia até uma área de pré fabricado onde era solicitado silêncio, e na qual estavam patentes imagens religiosas alusivas a Cristo, da qual por indicação de vigilantes se passava a um espaço onde um número controlado de visitantes visualizava um curto filme com legendagem em várias linguas indicando o que iriam observar no Lençol (disponivel no you tube ou no post de Maio do site do Professor Mario Latendresse da Universidade de Montreal-perito em inteligência artificial, www.sindonology.org ).
Dali se passava então para o interior da Catedral (numa propositada obscuridade sendo o Sudário iluminado por um sistema especialmente concebido para o efeito) apenas se podendo permanecer cerca de 3 minutos em frente ao Santo Sudário terminando uma simultânea alocução em italiano com palavras «perdoai e consolai»
Mas o que move tanta gente?
Certamente que a esmagadora maioria terá escassos conhecimentos históricos e das investigações cientificas sobre o tema.
Tambem, nós que aguardamos mais de três horas em pé até aceder à Catedral questionamos que a maior parte das pessoas ali estivesse simplesmente por curiosidade....
«Isto é surreal» comentou alguém que muito prezamos ao ver fotografias da interminável fila de pessoas com mais de 2 metros de largura e que pacientemente aguardava a sua vez.
Somos testemunhas de pessoas idosas e com doenças osteoarticulares nos membros inferiores e que corajosamente superaram sem queixumes tão rude prova...
Vimos uma multidão composta na sua maioria por Italianos (nomeadamente de paróquias) Americanos, Canadianos, Alemães, Polacos,Croatas, Brasileiros,Espanhois,etc. (os portugueses eram a minoria...) muitos jovens, muitos padres frades e freiras jovens.
Toda essa gente quis ver o Sagrado Lençol movida sem duvida pela de contemplar (como proferiu Bento XVI) aquela misteriosa Face que silenciosamente fala ao coração dos Homens convidando-os a contemplar o Rosto de Deus.
O êxito desta Ostensão é prova cabal de que a essa Fé continua viva.

Maria da Glória

Nenhum comentário: