terça-feira, 18 de agosto de 2015

Turim 21 de Junho 2015 O Papa Francisco toca a moldura do Santo Sudário em exposição




                    OS PAPAS E A AUTENTICIDADE DO SANTO SUDÁRIO DE TURIM

Uma questão que tem sido levantada desde que o Papa Francisco se deslocou a Turim no passado dia 21 de Junho é se ele acredita realmente na autenticidade do Santo Sudário.
Questão inicialmente posta por cépticos, todavia parece-nos merecer alguma reflexão.
Se o saudoso Papa João Paulo II era um devoto do Santo Sudário e sem dúvida estava convicto da sua autenticidade, não obstante remetia para os homens de ciência a tarefa de investigarem honestamente a  relíquia, reconhecendo a não competência da Igreja para se pronunciar sobre essas matérias.

Se desde há muitos séculos os Papas tem evidenciado a sua crença na AUTENTICIDADE DO SUDÁRIO, recordamos alguns pensamentos de Papas com pontificados mais recentes:

Papa Pio XI (1922-1939): «...certamente não é o trabalho de mão humana.»
Papa Pio XII(1939-1958): « o linho em que José de Arimatheia envolveu os sagrados restos mortais de Nosso Senhor Jesus Cristo.»
Papa João XXIII (1958-1963): «.. isto só pode ser a própria obra do Senhor.»
Papa Paulo VI (1963-1978) :«...a imagem do Santo Sudário revela-nos a natureza humana e a divina personalidade de Cristo.»
Papa João Paulo II (1978-2005): « O SANTO SUDÁRIO É A MAIS ESPLÊNDIDA RELIQÍA DA PAIXÃO E RESSURREIÇÃO.»
Papa Bento XVI (2005-2013): «.. contemplar aquela misteriosa face que silenciosamente fala ao coração dos homens convidando-os a verem nela o rosto de Deus.»
Papa Francisco(2013- ...): « Por meio do Santo Sudário a única e suprema Palavra de Deus chega até nós.»
Aparentemente se estes Papas proferiram tais opiniões devem acreditar na autenticidade do Santo Sudário.

Todavia a atitude do Papa Francisco na Catedral de S. João Baptista aquando da veneração do Sudário foi alvo de criticas quiçá algo especulativas no que concerne a sua posição pessoal quanto à autenticidade do Santo Sudário.
Para quem dominar o inglês convidamos a visitar os sites Shroud of Turin Blog  (e ler os comments) no post 12/08/2015 «Does Pope Francis believe the Shroud is real?»http://shroudstory.com/2015/08/12/does-pope-francis-believe-the-shroud-is-real/#comments 

ou o extraordinário site do biólogo australiano Professor Stephen Jones http://theshroudofturin.blogspot.pt/2015/08/shroud-of-turin-news-july-2015.html 

Efectivamente o Papa Francisco contráriamente a João Paulo II não se ajoelhou em oração em frente ao Sudário, esteve sim sentado em meditação, todavia quando se levantou tocou a moldura consoante vemos na imagem.
Também é um facto que na sua homilia não designou o Sudário como relíquia, mas sim como Icone ( que significa imagem)
São bàsicamente estes aspectos que dão alento aos cépticos (leia-se ateistas ) para afirmarem que nem o próprio lider da Igreja Católica acredita na autenticidade do Sudário.

Não temos uma opinião tão radical, todavia é nossa convicção que este Papa, tão preocupado com os graves problemas humanitários do mundo contemporâneo, os «lobbies» do Vaticano e os escândalos da pedofilia na Igreja(só para citar os principais) certamente não terá tempo para estar devidamente informado dos desenvolvimentos históricos e científicos sobre o Santo Sudário.
No entanto foi noticiado que o Papa Francisco promoveu e patrocinou várias excursões de sem-abrigo à Solene Ostensão do Santo Sudário, aos quais era oferecida uma pequena quantia pecuniária para gastos pessoais- certamente que essa atitude não noticiada nos nossos media mostra que pelo menos o Papa dá importância à divulgação do Sudário.

Como um desabafo da nossa parte lamentamos o facto de que apesar de atempadamente termos contactado as estações televisivas nacionais, nenhuma se dignou atribuir uns escassos minutos de emissão a divulgar a visita papal a Turim-atitude contrária da BBC e cadeias televisivas norte-americanas...
Também infelizmente alguns elementos do clero português não atribuem qualquer importância ao tema do Santo Sudário nem estão sequer receptivos a adquirir conhecimentos ....

Se efectivamente o Santo Sudário de Turim não está na primeira linha de preocupações deste Papa, não fiquemos desanimados pois não é a opinião pessoal dos Papas que determina a autenticidade do Santo Sudário, ela tem vindo sim a estabelecer-se ao longo dos tempos pelos estudos cientificos realizados desde Secundo Pia em 1898,, e os mais recentes apenas confirmam essa prévia convicção

Embora haja muitas dúvidas e questões em aberto no que respeita ao estudo histórico e científico do Santo Sudário, na nossa opinião NADA obsta quanto à sua Autenticidade, e, a reunião de múltiplos factos aponta unica e simplesmente para que seja o autentico lençol que envolveu o Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo, tendo nele patente a enigmática Imagem do Seu Corpo com as marcas da Paixão. 

Os vossos comentários são bem-vindos

                                                                          Antero de Frias Moreira