quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

                           OSTENSÃO DO SANTO SUDÁRIO DE TURIM EM 2015


Não poderiamos terminar o ano que está a findar, sem referir que no próximo ano de 2015 ocorrerá mais uma solene Ostensão da reliquia mais venerada da Cristandade, na Catedral de S. Giovanni Battista, na cidade italiana de Turim, onde o Santo Sudário se encontra desde 1578,

Recordamos que nessa data, por ordem do Duque de Saboia Emmanuelle Filiberto, o Sudário foi transferido de Chambery (para lá dos Alpes) para Turim, para encurtar a peregrinação do Bispo de Milão S. Carlos Borromeo, o qual se tinha proposto fazê-la descalço como forma de supplica a Deus devidio a uma epidemia de peste que grassava na região do Piemonte, onde se localiza Turim.

Efectivamente o Papa Francisco autorizou uma nova Ostensão que decorrerá de 19 de Abril a 24 de Junho de 2015, havendo simultaneamente cerimónias relativas ao bicentenário do nascimento de S. João Bosco, patrono da cidade.
Esta decisão papal foi um tanto surpreendente pois em 2010 decorreu uma solene Ostensão e sabe-se que estes eventos não costumam ser tão próximos.
Será que o facto do Papa Francisco ter raizes turinesas-os seus pais foram emigrantes turineses para a Argentina- influiu na decisão?

Efectivamente oestá prevista a presença de Sua Santidade o Papa Francisco em Turim, em 21 de Junh 2015, para especificamente venerar o Sudário e participar também nas cerimónias de S. João Bosco.
Nesse dia não haverá visita pública ao Sudário mas os fieis poderão participar nas cerimónias religiosas na Catedral.
Informamos que para aceder à visita do Santo Sudário, é necessário efectuar uma inscrição prévia no site da Arquidiocese de Turim, http://www.sindone.org/santa_sindone/00023930_Santa_Sindone.html  ou directamente seguindo instruçoes no link http://www.piemonteitalia.eu/prenotazione/frontoffice/ingresso.do;jsessionid=tDYXJjjSxpJBpRsjg290T1np6phGRcsJGSGb3zl6GT2PlGpvY0Ys!-969516259!-4210  

Tendo estado na Ostensão de 2010, aconselhamos vivamente todos aqueles para quem o Santo Sudário tem um grande significado espiritual, que contemplem e interiorizem para sempre a visão do Sagrado Lençol que envolveu o Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo, e no qual ficou patente a imagem sofrida do Seu corpo torturado com todas as marcas da Paixão, mas também porque não afirmá-lo, a testemunha da Sua Ressurreição que Deus permitiu que permanecesse até aos nossos dias.
Acreditem, é uma vivencia que nos marca para toda a vida!

Se o evento se processar como em 2010, o acesso à Catedral far-se-á pelos jardins do Pallazzo Reale dos Duques de Saboia, numa avenida próxima, e ficarão surpreendidos com a multidão que pacientemente aguarda o ingresso no recinto, antes do qual terá que passar por «check points» controlados por autoridades policiais e membros da organização.

Mas para além da contemplação do Santo Sudário, Turim tem outros pontos de interesse,
Directamente relacionado com o Sudário aconselhamos a visita à Igreja de S. Lorenzo na Piazza do Castello(próximo da Catedral) onde existe uma Réplica em tamanho real, e sem dúvida o Museo Della Sindone, também um «must» e a Confraria do Santo Sudário.
Relativamente as estes locais, poderão obter mais informação no primeiro link fornecido, onde também existe a possibilidade de apreciar a Imagem do Santo Sudário explicada (em italiano).
Já fora do ambito sindonológico mencionamos o Museu Egipcio (segundo informação será o segundo maior da Europa) eo Museu Automóvel da Fiat e também os deliciosos chocolates e gelados de Turim.

Todos estão convidados, como proferiu o Papa Emérito Bento XVI, « a contemplar aquela misteriosa face que silenciosamente fala ao coração dos homens, convidando-os a ver nela o rosto de Deus».

                                                            Feliz 2015
                                                         Maria da Glória


Nenhum comentário: